segunda-feira, 29 de julho de 2013

Guia sobre Cabelos: O Shampoo certo!

Oii minhas meninas bom desculpem o sumiço as coisas estavam meio corridas mas já estou de volta só para vocês lindas ! <3
Muitas pessoas têm duvidas na hora de escolher o shampoo que devem comprar. Anti-resíduos, Uso Diário, Leitoso, Sem Sal, Dois em um. Temos uma infinidade de tipos de shampoo no mercado e nem sempre sabemos qual escolher. Também tem aquelas pessoas que vêem nos comerciais acham que é bom e nem ao menos pesquisam para saber o que tem ou não no produto. Sera que isto é certo ?
                             

   Lembram do slogan “shampoo qualquer um…”? A grande mentira da humanidade capilar. Primeiro de tudo vamos fugir dessa ideia de não gastar dinheiro com shampoo, precisamos sim MAS, o perigo está justamente na hora de usá-lo. Pouco, muito pouco!
   Sabe quando você tem aquela sensação do couro cabeludo sujo e taca 21 tipos de shampoo para limpar? Pois bem, é essa quantidade extra que vai sujar ainda mais seu cabelo. O ideal é passar uma gotinha (quase que literalmente) e dissolvê-lo com água. É uma dica boba, que já até ouvimos falar, mas geralmente não colocamos em prática. Pois tá na hora!
   Tudo isso porque quando usamos shampoo em excesso, ele tira os lipídios e óleos essenciais do nosso cabelo que previnem o ressecamento e a quebra, ou seja, nós mesmos produzimos coisas naturais que protegem nosso cabelo, aí vem o shampoo e tira tudo? Não pode.
   Agora se você já sabe a técnica, mas continua achando que o seu shampoo está errado para seu tipo de cabelo, é bom ficar atenta no nome: Sulfato! Na hora de escolher um shampoo, que ele seja 100% Sulfato-free! Se você já fez todo tipo de tratamento e seu cabelo continua com “algum problema”, talvez seja esse sulfato (detergente presente na maioria dos shampoos) que esteja potencializando isso, especialmente quem tem cabelo cacheado! Então é bom testar um sem pelo menos uma vez.
  E as cutículas? Você aí só preocupada com as dos dedos! Que nada, as cutículas dos fios tem jeito e até um simples e caseiro! Quando você reparar que seu cabelo está mais “ouriçado”, fraco e poroso, muito se deve a essa questão do shampoo errado (ou em excesso) e cutículas danificas. A dica caseira pra você cuidar disso é uma solução de, tome nota amiguinha: 1 xícara de chá verde, 2 colheres de chá de limão e e colher de vinagre de maçã. Daí você deixa num potinho com spray e aplica no cabelo 3 ou 4x na semana!


Shampoo de Uso Diário: Como o nome já diz, é aquele para limpar diariamente seu cabelo, muito usado por quem tem cabelos mais oleosos, eles alem de limpar os fios podem também deixá-los preparados para o próximo de tratamento. Pode ser usado por quem tem química no cabelo sem preocupações.
Shampoo de tratamento: Em geral mais leitoso, ele hidrata enquanto lava. É uma opção maravilhosa para quem tem cabelos tingidos ou secos, deve ser usado sempre na segunda lavagem, após o shampoo de uso diário ou anti-resíduos.
Shampoo sem Sal: Recomendado para cabelos quimicamente tratados e com progressivas, esse shampoo diminui a porosidade e é bem mais suave que todos os outros.
Shampoo dois em um: Apesar de se vender como uma ótima opção de custo beneficio, evite. O seu cabelo dificilmente vai ficar bem limpo ou bem condicionado, então é melhor deixar para lá.
Shampoo Anti-resíduos: E o mais indicado para limpeza profunda, ele retira todas as impurezas vindas dos cremes, mascaras, e até géis que usamos no dia-a-dia. Além disso, deixa os fios com as escamas abertas para receberem o tratamento indicado para seu cabelo, seja uma hidratação ou até outras químicas mais fortes, já o produto vai penetrar com maior facilidade.
Shampoo a seco: Vem numa lata como as de spray fixador e você aplica no cabelo (mais especificamente na raiz). Ele tinha a oleosidade do cabelo, claro não é como lavar o cabelo mas para aquelas emergências rápidas da para quebrar-o-galho . 

 Categorias dos Shampoos:

Quando chegamos a uma superfície comercial, farmácia, mercados ou outros locais onde comprem os seus produtos, logo vemos uma enorme oferta de produtos. Podemos escolher o produto baseado na cor do nosso cabelo, no seu estado de hidratação, na sua estrutura (cacheado, liso, etc.), conforme a marca os escolhe organizar. Mas para que saibam realmente aquilo que estão a comprar e até para que possam decidir melhor no que comprar conforme as suas necessidades venho falar sobre os três tipos de shampoo existentes e as suas funções.
  1. Transparente - Oferecem uma limpeza profunda, cuidado com os cabelos secos nesse caso estes shampoos devem ser utilizados com menor frequência.
  2. Translúcido/Perolado - Oferecem uma hidratação ligeira aos fios do cabelo, tratam e limpam o cabelo um meio termo entre o transparente e o opaco. Não limpam profundamente e não tratam eficazmente, depende das marcas e do objetivo do shampoo são ótimos para pessoa com o cabelo seco o usarem como alternativa. Normalmente são coloridos.
  3. Opaco/Leitoso - Oferece cuidados de hidratação ao cabelo e couro cabeludo, não limpa o cabelo.

Dicas!

- Em cabelos secos podem utilizar shampoos perolados, ou transparentes na primeira "passagem" e o leitoso e hidratante na segunda... não esquecendo o condicionador.
- Para cabelos oleosos o ideal são os shampoos transparentes mas devem ter em atenção o estado do couro cabeludo para não o ressecar em excesso.
- Mesmo que seus fios estejam ressecados, vale a pena usar o shampoo de uso diário antes do de tratamento e do condicionador.
- Muitas vezes usar shampoos mais baratos e mascaras mais caras pode ser uma boa opção.
-O shampoo Anti-resíduos deve ser usado no máximo a cada 15 dias, já que por ser tão forte pode agredir os fios.

Pois bem é isso mesmo pessoal fiquem atentos pois cuidar do cabelo é muito importante !
Ps.: Se sentirem o texto mais formal não liguem eu fiz para um site que vou escrever e quis aproveitar para mostra um cadinho para vocês amores ! ( Depois falo mais sobre o site) .
                                                            Beijos e logo minhas pretas .
                                     
Pensamento do dia : Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".          (Apocalipse 21:4)

0 comentários:

Postar um comentário

 
↑Top